Se você está indo fazer compras no Paraguai ou só está querendo um lugar excelente para passear aqui no Brasil, vai uma super dica: visite Foz do Iguaçu!

Muitos não conhecem ou não sabem o que fazer em Foz do Iguaçu, que tem atrações que vão muito além das famosas cataratas. Confira agora com a gente os lugares mais visitados e descolados para passar momentos fantásticos!

Parque Nacional

O Parque protege uma riquíssima biodiversidade com mais de 2 mil espécies de plantas e 400 de aves, e é uma área protegida pela Unesco, sendo uma das maiores áreas da Mata Atlântica que estão totalmente preservadas. Também tem algumas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo-amarelo.

Mas a grande atração são as famosas cataratas do Iguaçu, muito visitadas por sua exuberância. Os visitantes podem ver as quedas por meio de passarelas onde é possível senti-las desde a parte inferior. E no circuito superior, é possível contemplar uma visão acima das cataratas.

Além disso, há outras opções, como os passeios de helicóptero, elevador panorâmico ou barco a motor para navegar pelo rio Iguaçu.

Parque das Aves

Ao lado do Parque Nacional, encontra-se o Parque das Aves. São cerca de 1400 aves, com 150 espécies diferentes! Você conhecerá de perto aves lindas e exóticas, como o Flamingo, o Papagaio Chauá e a Jacutinga, entre tantos outros.

Muitas das espécies estão em extinção e, por isso, o parque tem um centro de conservação integrada, com tratamento, pesquisa, resgate e reprodução em cativeiro, para ajudar na preservação e continuidade de diversas espécies.

É um zoológico moderno, que segue os 4 pilares de um novo conceito, que são: conservação, educação, pesquisa e lazer. O parque se preocupa com o bem-estar dos animais e busca conscientizar os visitantes da importância da preservação do meio ambiente.

O espaço é lindo e interativo. Os animais ficam em sua maioria soltos e você ainda pode apreciar as belas paisagens naturais do parque.

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

Uma atração turística muito visitada em Foz do Iguaçu, é a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab. Foi inaugurada em 1983, e sua arquitetura foi inspirada na segunda maior mesquita islâmica do mundo, a mesquita de Al-Aqsa, localizada em Jerusalém.

Está voltada para Meca, com a indicação do Mihrab na parede posterior da mesquita, que é para onde o muçulmano deve voltar a face, quando em oração. É suntuosa, com uma sala oval de 400m², seu exterior todo branco, com a parte convexa pintada de dourado e conta, ainda, com 2 torres de 15 metros.

No interior, a beleza da arte abstrata com vitrais trabalhados com arabescos, inscrições religiosas em tipografia árabe e um grande tapete azul. Vale lembrar que por ser um local sagrado, é necessário ir com roupas adequadas (calças e saias longas para mulheres e calças ou bermudas abaixo do joelho, para homens).

Itaipu

A usina de Itaipu foi construída entre 1975 e 1982, utilizando a força do rio Paraná, que faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ela é maior usina hidrelétrica do mundo, tendo produzido energia limpa e renovável — mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh), desde o início de sua operação.

Em termos de visitação em Foz do Iguaçu, a usina fica atrás somente do Parque Nacional e suas lindas cataratas. À noite, é possível visualizar a fantástica iluminação da barragem. A usina ainda promove diversos passeios — alguns devem ser agendadas previamente — como:

Visita Panorâmica

Um passeio por todo o topo da barragem, com cerca de 8 quilômetros e o ponto mais alto com 196 metros de altura.

Circuito Especial

Um circuito para conhecer de perto equipamentos, catedrais de concreto e ouvir o barulho incessante e altíssimo das máquinas e da água, trabalhando.

Passeio de Kattamaram

Esse é um passeio romântico. Uma vez ao dia, você pode passear de Kattamaram para ver o pôr do sol no lago de Itaipu. A embarcação tem 35 metros e comporta até 200 pessoas.

Eco museu

Um museu moderno, que conta a história da construção da Usina de Itaipu, com fotografias e objetos de época. Pode ser conferido também uma maquete perfeita da usina, com 76 metros quadrados.

Polo astronômico

Sim. Também tem! Itaipu construiu o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que dispõe de um observatório, um planetário e uma plataforma de observações a olho nu.

Templo Budista

Precisa de um espaço para relaxar e meditar? Visite o Templo Budista de Chen Tien! Ele fica localizado na parte alta da cidade e, chegando lá, verá uma bela paisagem do centro de Foz do Iguaçu e para uma parte de Ciudad del Este.

O local foi construído em 1996 por comunidades do Brasil, Argentina e Paraguai, e é da linha budista chinesa. É o segundo maior da América Latina, perdendo apenas para o Templo Zu Lai, em Cotia, no estado de São Paulo.

Um lugar mágico, que conta com um jardim com 120 estátuas, onde 108 delas medem 2,5 metros e estão cuidadosamente alinhadas em direção ao pôr-do-sol. A figura do buda mais conhecida, o buda Maitreya, dá as boas vindas na entrada do local. Ele representa a abundância e a alegria. Atrás dele, há 4 estátuas que representam os reinos celestiais, os Devas.

O templo principal é dedicado a orações e não pode nunca ser fotografado, pois se trata de um lugar sagrado. O passeio é silencioso, as estátuas belíssimas e a vista é linda. Uma dica importante é usar de respeito e silêncio, além de utilizar roupas adequadas, afinal é um local religioso.

Ice Bar

A mais nova atração de Foz, inaugurada no final de 2017, é o Icebar Brasil. Fica dentro do shopping Catuaí Palladium, sendo um ótimo lugar para uma balada rápida!

Você pode ficar lá por 40 minutos, em um temperatura de -15° C e curtir com o DJ, beber drinks e se maravilhar com as esculturas de gelo. Aliás, ele é todo de gelo, das mesas aos copos. Tem até um food truck de gelo.

Com uma antessala para climatizar até chegar ao bar congelado, você ainda recebe roupas especiais para poder curtir com conforto. Eles promovem algumas atividades temáticas nas matinês para as crianças, e é possível comemorar aniversários. A noite, balada e open bar em alguns eventos. Vale muito a visita!

Foz do Iguaçu é uma cidade perfeita para fazer muitos passeios, e quem está indo a turismo pode aproveitar para dar um pulo no Paraguai para fazer aquelas compras de eletrônicos pela metade do preço brasileiro. Existem lojas ótimas e especializadas, que vendem produtos de primeira linha.

Agora que você já sabe o que fazer em Foz do Iguaçu, que tal você compartilhar esse post nas redes sociais?